domingo, 19 de abril de 2015

Resenha: Jogando xadrez com os anjos-Fabiane Ribeiro




Jogando xadrez com os anjos, Fabiane Ribeiro - Universo dos Livros




Ano: 2012
Páginas: 400
ISBN:978-85-7930-323-4
Editora: Universo dos Livros



Sinopse de skoob:

Jogando xadrez com os anjos - Inglaterra, 1947. A Europa encontra-se devastada pela Segunda Guerra Mundial, assim como o coração de Anny. A garota de oito anos vê seu mundo desmoronar ao receber a notícia de que não poderá mais viver com os pais e terá que se mudar de casa levando pouco mais que seu tabuleiro de xadrez. Tudo parecia um pesadelo, até que surge Pepeu, um jovem misterioso que mudará para sempre a vida de Anny, levando-a a aprender sobre o mundo e a viver momentos emocionantes sem sair dos canteiros de seu pequeno jardim. Ao lado de anjos que são colocados em sua jornada, a doce menina aprende a enfrentar as dificuldades através de lições de abnegação, fé e amor verdadeiro.

Autora:

Fabiane Ribeiro é médica veterinária e escritora apaixonada pelos animais e pelas palavras. Nasceu em Mogi Mirim (SP), no ano de 1987. Recentemente, teve alguns de seus textos publicados em coletâneas. Jogando xadrez com os anjos, seu romance de estreia, agora reeditado pela Universo dos Livros, obteve grande sucesso entre o público.

Um pouco sobre o livro:

O livro se passa no ano de 1947, na Segunda Guerra Mundial. O livro fala de uma garota chamada Anny de oito anos que em um sábado quando está esperando a chegada dos pais de uma viagem de trabalho, o melhor dia de todos para ela, pois era o único dia em que os via. Anny recebe a notícia de que os pais terão que viajar por um ano por causa do trabalho e que ela não poderá ir com eles, seu pai diz que terá que mudar para a casa de Jane, a professora de Anny e disse que só poderia levar dois brinquedos. Ela escolheu o tabuleiro de xadrez que tinha acabado de ganhar do pai e uma ovelhinha de pelúcia.
Na casa de Jane toda a infância de Anny poderia ir pelo ralo, pois ela passa por tudo que nenhuma criança gostaria de vivenciar. Ela é proibida de brincar e para ter comida ela teria que ajudar nas tarefas de casa.
Tudo na vida de Anny ia de mal a pior, mas ela mostra que a felicidade está nos mínimos detalhes, que mesmo que a vida coloque o pé para que você tropece, você terá forças e motivos para levantar e seguir em frente sem olhar para trás ou motivos para lembrar desses maus momentos e foi isso que eu gostei neste livro, ele te dá esperança mesmo que pareça que não tem nada para acreditar nela. As amizades de Anny também mostram que na vida podemos ter em quem confiar. 
Não teve nenhuma parte do livro em que eu estivesse querendo avançar, pelo contrario queria viver mais e mais nesta linda história. Este livro me fez refletir bastante sobre a vida. Teve momentos no livro que eu pensava: "Como ela consegue viver com isso?". Anny é um exemplo de superação.

Citações:

" A vida é como uma partida de xadrez, se não consegue em um dia, deve-se tentar no dia seguinte, e nunca deixar de acreditar."

" Quando a neve cair, vou estar com você... e quando a neve se for, vou lembrar de você... Faça chuva ou sol, vou sorrir ao pensar... Que a levo em meu coração..."

" — Você descobriu como fiz a flor nascer, Pepeu?
— Claro, dá para sentir ao se aproximar dela. apenas um toque é necessário para que seu segredo seja revelado. ela é frágil, mas o poder que ela carrega é muito intenso. É o amor."

E é por esse motivo que digo: Se você tiver a oportunidade de lê-lo, leia, pois você não vai se arrepender.

4 comentários:

  1. Olá!
    Não conhecia o livro, fiquei curiosa e achei a resenha muito legal, já add na minha listinha para ler!

    Amei o primeiro quote!
    Beijos Isadora
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada. Espero que você goste do livro como eu gostei.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi
    Já conhecia esse livro há um tempinho ...
    Parabéns pela resenha e pela iniciativa de começar o blog ...
    Não desista porque muitas coisas legais irão acontecer nesse mundo literário !
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir